“Porque, na
verdade, João batizou com água, mas vós sereis
batizados com o Espírito Santo, não muito depois
destes dias.”
At 1.5
Uma das doutrinas principais das Escrituras é o
batismo no Espírito Santo. A respeito do batismo no
Espírito Santo, a Palavra de Deus ensina o seguinte:
1. O batismo no Espírito é para todos que
professam sua fé em Cristo; que nasceram de novo, e,
assim, receberam o Espírito Santo para neles
habitar.
2. Um dos alvos principais de Cristo na sua
missão terrena foi batizar seu povo no Espírito (Mt
3.11; Mc 1.8; Lc 3.16; Jo 1.33). Ele ordenou aos
discípulos não começarem a testemunhar até que
fossem batizados no Espírito Santo e revestidos do
poder do alto (Lc 24.49; At 1.4,5,8).
3. O batismo no Espírito Santo é uma obra
distinta e à parte da regeneração, também por Ele
efetuada. Assim como a obra santificadora do
Espírito é distinta e completiva em relação à obra
regeneradora do mesmo Espírito, assim também o
batismo no Espírito complementa a obra regeneradora
e santificadora do Espírito. No mesmo dia em que
Jesus ressuscitou, Ele assoprou sobre seus
discípulos e disse: “Recebei o Espírito Santo” (Jo
20.22), indicando que a regeneração e a nova vida
estavam-lhes sendo concedidas. Depois, Ele lhes
disse que também deviam ser “revestidos de poder”
pelo Espírito Santo (Lc 24.49; cf. At 1.5,8).
Portanto, este batismo é uma experiência subseqüente
à regeneração.
4. Ser batizado no Espírito significa
experimentar a plenitude do Espírito, (cf. 1.5;
2.4). Este batismo teria lugar somente a partir do
dia de Pentecoste. Quanto aos que foram cheios do
Espírito Santo antes do dia de Pentecoste (e.g. Lc
1.15,67), Lucas não emprega a expressão “batizados
no Espírito Santo”. Este evento só ocorreria depois
da ascensão de Cristo (1.2-5; Lc 24.49-51, Jo
16.7-14).
5. O livro de Atos descreve o falar noutras
línguas como o sinal inicial do batismo no Espírito
Santo (2.4; 10.45,46; 19.6).
6. O batismo no Espírito Santo outorgará ao
crente ousadia e poder celestial para este realizar
grandes obras em nome de Cristo e ter eficácia no
seu testemunho e pregação (cf. 1.8; 2.14-41; 4.31;
6.8; Rm 15.18,19; 1Co 2.4). Esse poder não se trata
de uma força impessoal, mas de uma manifestação do
Espírito Santo, na qual a presença, a glória e a
operação de Jesus estão presentes com seu povo (Jo
14.16-18; 16.14; 1Co 12.7).
7. Outros resultados do genuíno batismo no
Espírito Santo são:
a. mensagens proféticas e louvores (2.4, 17;
10.46; 1Co 14.2,15);
b. maior sensibilidade contra o pecado que
entristece o Espírito Santo, uma maior busca da
retidão e uma percepção mais profunda do juízo
divino contra a impiedade (ver Jo 16.8; At 1.8);
c. uma vida que glorifica a Jesus Cristo (Jo
16.13,14; At 4.33);
d. visões da parte do Espírito (2.17);
e. manifestação dos vários dons do Espírito Santo
(1Co 12.4-10);
f. maior desejo de orar e interceder (2.41,42;
3.1; 4.23-31; 6.4; 10.9; Rm 8.26);
g. maior amor à Palavra de Deus e melhor
compreensão dela (Jo 16.13; At 2.42); e
h. uma convicção cada vez maior de Deus como
nosso Pai (At 1.4; Rm 8.15; Gl 4.6).
8. A Palavra de Deus cita várias condições
prévias para o batismo no Espírito Santo.
a. Devemos aceitar pela fé a Jesus Cristo como
Senhor e Salvador e apartar-nos do pecado e do mundo
(2.38-40; 8.12-17). Isto importa em submeter a Deus
a nossa vontade (“àqueles que lhe obedecem”, 5.32).
Devemos abandonar tudo o que ofende a Deus, para
então podermos ser “vaso para honra, santificado e
idôneo para o uso do Senhor” (2Tm 2.21).
b. É preciso querer o batismo. O crente deve ter
grande fome e sede pelo batismo no Espírito Santo (Jo
7.37-39; cf. Is 44.3; Mt 5.6; 6.33).
c. Muitos recebem o batismo como resposta à
oração neste sentido (Lc 11.13; At 1.14; 2.1-4;
4.31; 8.15,17).
d. Devemos esperar convictos que Deus nos
batizará no Espírito Santo (Mc 11.24; At 1.4,5).
9. O batismo no Espírito Santo permanece na vida
do crente mediante a oração (4.31), o testemunho
(4.31, 33), a adoração no Espírito (Ef 5.18,19) e
uma vida santificada (ver Ef 5.18 notas). Por mais
poderosa que seja a experiência inicial do batismo
no Espírito Santo sobre o crente, se ela não for
expressa numa vida de oração, de testemunho e de
santidade, logo se tornará numa glória desvanecente.
10. O batismo no Espírito Santo ocorre uma só vez
na vida do crente e move-o à consagração à obra de
Deus, para, assim, testemunhar com poder e retidão.
A Bíblia fala de renovações posteriores ao batismo
inicial do Espírito Santo (ver 4.31 nota; cf. 2.4;
4.8, 31; 13.9; Ef 5.18). O batismo no Espírito,
portanto, conduz o crente a um relacionamento com o
Espírito, que deve ser renovado (4.31) e conservado
(Ef 5.18).