Mt 16.18: “Pois também eu te digo que tu
és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha
igreja, e as portas do inferno não prevalecerão
contra ela”.
A palavra grega ekklesia (igreja), literalmente,
refere-se à reunião de um povo, por convocação (gr.
ekkaleo). No NT, o termo designa principalmente o
conjunto do povo de Deus em Cristo, que se reúne
como cidadãos do reino de Deus (Ef 2.19), com o
propósito de adorar a Deus. A palavra “igreja” pode
referir-se a uma igreja local (Mt 18.17; At 15.4) ou
à igreja no sentido universal (16.18; At 20.28; Ef
2.21, 22).
1. A igreja é apresentada como o povo de Deus
(1Co 1.2; 10.32; 1Pe 2.4-10), o agrupamento dos
crentes redimidos como fruto da morte de Cristo (1Pe
.18,19). É um povo peregrino que já não pertence a
esta terra (Hb 13.12-14), cujo primeiro dever é
viver e cultivar uma comunhão real e pessoal com
Deus (1Pe 2.5; ver Hb 11.6 nota).
2. A igreja foi chamada para deixar o mundo e
ingressar no reino de Deus. A separação do mundo é
parte inerente da natureza da igreja e a recompensa
disso é ter o Senhor por Deus e Pai (2Co 6.16-18).
3. A igreja é o templo de Deus e do Espírito
Santo (1Co 3.16; 2Co 6.14-7.1; Ef 2.11-22; 1Pe
2.4-10). Este fato, no tocante à igreja, requer dela
separação da iniqüidade e da imoralidade.
4. A igreja é o corpo de Cristo (1Co 6.15,16;
10.16,17; 12.12-27). Isto indica que não pode
existir igreja verdadeira sem união vital dos seus
membros com Cristo. A cabeça do corpo é Cristo (Cl
1.18; Ef 1.22; 4.15; 5.23).
5. A igreja é a noiva de Cristo (2Co 11.2; Ef
5.23-27; Ap 19.7-9). Este conceito nupcial enfatiza
tanto a lealdade, devoção e fidelidade da igreja a
Cristo, quanto o amor de Cristo à sua igreja e sua
comunhão com ela.
6. A igreja é uma comunhão (gr. koinonia)
espiritual (2Co 13.14; Fp 2.1). Isto inclui a
habitação nela do Espírito Santo (Lc 11.13; Jo
7.37-39; 20.22), a unidade do Espírito (Ef 4.4) e o
batismo com o Espírito (At 1.5; 2.4; 8.14-17; 10.44;
19.1-7). Esta comunhão deve ser uma demonstração
visível do mútuo amor e cuidado entre os irmãos (Jo
13.34,35).
7. A igreja é um ministério (gr. diakonia)
espiritual. Ela ministra por meio de dons (gr.
charismata) outorgados pelo Espírito Santo (Rm 12.6;
1Co 1.7; 12.4-11, 20-31; Ef 4.11).
8. A igreja é um exército engajado num conflito
espiritual, batalhando com a espada e o poder do
Espírito (Ef 6.17). Seu combate é espiritual, contra
Satanás e o pecado. O Espírito que está na igreja e
a enche, é qual guerreiro manejando a Palavra viva
de Deus, libertando as pessoas do domínio de Satanás
e anulando todos os poderes das trevas (At 26.18; Hb
4.12; Ap 1.16; 2.16; 19.15, 21).
9. A igreja é a coluna e o fundamento da verdade
(1Tm 3.15), funcionando, assim, como o alicerce que
sustenta uma construção.
A igreja deve sustentar a verdade e conservá-la
íntegra, defendendo-a contra os deturpadores e os
falsos mestres (Fp 1.17; Jd 3).
10. A igreja é um povo possuidor de uma esperança
futura. Esta esperança tem por centro a volta de
Cristo para buscar o seu povo (Jo 14.3; 1Tm 6.14;
2Tm 4.8; Tt 2.13; Hb 9.28).
11. A igreja é tanto invisível como visível. (a)
A igreja invisível é o conjunto dos crentes
verdadeiros, unidos por sua fé viva em Cristo. (b) A
igreja visível consiste de congregações locais,
compostas de crentes vencedores e fiéis (Ap 22.11,
17, 26), bem como de crentes professos, porém falsos
(Ap 2.2); “caídos” (Ap 2.5); espiritualmente
“mortos” (Ap 3.1); e “mornos” (Ap 3.16; Mt 13.24; At
12.5).